Publicado em: quinta-feira, 18/08/2011

Confirmado nome de Mendes Ribeiro para assumir Ministério da Agricultura

A Casa Civil confirmou nesta quinta-feira (18) que o substituo de Wagner Rossi no Ministério da Agricultura será o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), líder do governo no Congresso. Rossi pediu demissão nesta quarta-feira (17) após ser envolvido no escândalo de denúncias de corrupção que desestruturaram a imagem do Ministério. A gota d’água foi a informação de que Rossi teria usado o jatinho de uma das empresas com a qual o governo firmou contratos.

O documento liberado pela Casa Civil informou que “a oficialização do convite ocorreu nesta manhã, em conversa da presidenta com o deputado. Ao retornar de viagem, amanhã à tarde, em Brasília, a presidenta terá a sua primeira reunião com o novo ministro.” A decisão pela escolha do nome de Ribeiro para ser apresentado à presidente foi feita durante uma reunião entre peemedebistas com o vice-presidente, Michel Temer, do mesmo partido. Após terem indicado Ribeiro, a presidente aceitou a nomeação.

Para o presidente no Senado, José Sarney (PMDB-AP), Ribeiro apresenta grandes qualidades e demonstrou bom desempenho durante seu trabalho na Câmara dos Deputados. O senador também afirmou que Ribeiro desempenha com competência a sua liderança no Congresso. Ao ser confirmada a decisão da presidente, Ribeiro afirmou que pretende aprender antes de tomar decisões e que deseja conversar com o ex-ministro.

Ao afirmar que vai procurar pelo ex-ministro da pasta, Ribeiro defendeu que Rossi realizou um trabalho extraordinário enquanto representante do Ministério. Questionado sobre as investigações das denúncias contra o Ministério, Ribeiro afirma que isso compete aos órgãos responsáveis.