Publicado em: sexta-feira, 23/10/2009

Confiança do consumidor volta a subir

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (23) pela Fundação Getúlio Vargas (FVG), apontou um aumento na confiança do consumidor brasileiro. A pesquisa é divulgada mensalmente pela FGV, e nos dois últimos meses havia sinalizado com números negativos.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) relativo ao mês de outubro é o maior desde maio de 2008. O índice apontou um aumento de 2,2% com relação ao apontamento feito em setembro.

O ICC, que leva em consideração cinco quesitos, atingiu a marca de 113,6 pontos. No mês passado, a avaliação feita pela FVG ficou na casa de 111,2 pontos. De acordo com a FGV, estes números apontam uma confiança por parte do consumidor brasileiro na recuperação da economia do país.

Na mesma pesquisa, foi apontado que 17,9% dos consumidores avaliam como boa a atual situação da economia. No último levantamento da FGV, este número era de 13%. Já o índice que mede o otimismo do consumidor para os próximos seis meses, permaneceu estável.

A pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas foi feita em mais de duas mil residências, entre os dias 30 de setembro e 20 de outubro. A sondagem foi realizada em sete capitais brasileiras.