Publicado em: sábado, 03/12/2011

Concursos 2011: prorrogadas inscrições para vagas de agente penitenciário no Paraná

Foram prorrogadas as inscrições para concurso público promovido pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná. O processo seletivo está oferecendo 423 vagas para agentes penitenciários com um contrato temporário. Serão 370 para o sexo masculino e 53 para o feminino. A remuneração é de R$ 2.281,81 para 40 horas por semana.

O interessado deve ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo. As inscrições são feitas através do site www.seju.pr.gov.br até o dia 7 de dezembro. A taxa para inscrição é de R$ 48,00 e a prova será aplicada na capital do estado, Curitiba, no dia 18 de dezembro.

Aqueles que passarem no processo seletivo irão trabalhar em penitenciárias do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). As unidades penais estão localizadas nas cidades de Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Curitiba e região metropolitana, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Londrina, Cruzeiro do Oeste e Guarapuava.

Os agentes penitenciários têm diversas funções, dentre elas está acompanhar o detendo nas oficinas de trabalho, fazer o controle dos visitantes e a revista pessoal, inspecionar as celas, vistoriar a penitenciária, fiscalizar a movimentação dos detentos, orientar os presos sobre as normas de conduta, acompanhar no deslocamento dos detentos para áreas externas e verificar a condição mental e física dos presos.