Publicado em: terça-feira, 29/11/2011

Concursos 2011: abertas as inscrições para agente penitenciário no Paraná

Estão abertas as inscrições para concurso de agente penitenciário. O processo seletivo foi aberto pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná e oferece 423 vagas para contrato temporário, sendo 370 para agentes masculinos e 53 para femininos. A remuneração é de R$ 2.281,81 com carga horária de 40 horas por semana.

As inscrições são efetuadas até o dia 5 de dezembro através do site www.seju.pr.gov.br e taxa é de R$ 48,00. Aqueles que estiverem interessados devem ter no mínimo 18 anos e terem ensino médio completo. A prova será em Curitiba no dia 18 de dezembro. Os selecionados irão trabalhar em penitenciárias de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Cruzeiro do Oeste, Guarapuava e Francisco Beltrão.

O agente penitenciário terá diversas funções dentro do presídio, entre elas está acompanhar no atendimento técnico, vigiar os detentos nas dependências do local, fazer o controle de visitante e a revista pessoal, revistar os presos, percorrer a penitenciária, receber os detentos e transmitir as devidas informações sobre as normas disciplinares.

Além disso, o agente penitenciário contratado deve fiscalizar as refeições, realizar atividades correlatas, acompanhar os detentos quando precisarem fazer deslocamentos externos a penitenciária, comunicar e registrar todas as ocorrências cometidas em seu turno, observar as atividades coletivas e individuais dos detentos e controlar a utilização de materiais nas oficinas de trabalho.