Publicado em: terça-feira, 27/11/2012

Concurso Ibama – Inscrições para concurso de Analistas Ambientais acabaram nesta segunda

Concurso IbamaAcabaram nesta segunda (26) as inscrições para o concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) que oferece 108 vagas para o cargo de Analista Ambiental e conforme acordo de informações que constam no documento, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) vai ser o responsável pela prova.

Conforme o Ibama, oito das vagas vão ser destinadas para pessoas com alguma deficiência e os locais de trabalho vão ser da seguinte forma, 93 vagas para o Distrito Federal e 15 para o Rio de Janeiro, divididos em três temas que são o licenciamento ambiental, o monitoramento, regulação, controle, fiscalização, auditoria ambiental e a gestão, proteção e controle da qualidade ambiental.

Nas atividades que foram previstas para este cargo está o planejamento para o ambiente, organização e afeto com a execução de políticas da nação para o meio ambiente, que são realizadas pela União, principalmente com as que relacionam com atividades de regulação, controle, licenciamento, fiscalização, e auditoria do ambiente. A jornada prevista para o trabalho é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 5.441,24.

Para que possa participar do processo seletivo basta que o candidato tenha curso superior completo e um registro em seu Conselho de Classe e faça inscrição entre os dias 5 e 26 de novembro no site do Cespe, e pague a taxa de R$ 75,00.

O exame é composto de prova objetiva e discursiva, ambas com o caráter eliminatório e classificatório, que vão ser realizadas em Brasília e no Rio de Janeiro (RJ) em 20 de janeiro do ano que vem, à tarde, em locais e horário que irão ser divulgados no dia 8 de janeiro. O edital informa que a prova objetiva irá ser realizada em duas etapas, tendo uma 50 questões de conhecimentos básicos e a segunda 70 questões de conhecimentos específicos. Já para a prova discursiva terá uma redação e duas questões feitas de maneira prática, com temas a que as vagas vão ser destinadas.