Publicado em: segunda-feira, 26/11/2012

Concurso Ibama – Divulgado resultado de concurso para técnicos administrativos

Concurso IbamaO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez a divulgação do resultado de provas objetivas para 300 vagas de técnico administrativo com nível médio.

As justificativas par alteração ou anulação dos gabaritos oficiais das provas objetivas devem estar estarão à disposição dos candidatos a partir desta segunda-feira (26).

O resultado inicial na perícia médica para candidatos que fizeram declaração de ter alguma deficiência irá ser publicado no Diário Oficial da União e divulgado na Internet, a partir de 4 de dezembro.

No resultado aparece o estado em que a vaga foi disponibilizada, nome em ordem alfabética, número de inscrição do candidato, e a nota obtida nas provas objetivas.

O concurso fez o oferecimento de 300 vagas, dentre elas 21 são reservadas para pessoas com algum tipo de deficiência. O valor da remuneração é R$ 2.580,72 para 40 horas semanais. Para o cargo era exigido nível médio de escolaridade ou de um curso técnico equivalente.

Houve 112.199 inscritos, com aproximadamente 374 candidatos para cada vaga. No Espírito Santo houve maior demanda, com 1.274 candidatos para cada uma das vagas. Logo após estava o estado do Rio de Janeiro com 1.037,33 inscritos para cada vaga.

Os candidatos passaram por provas objetivas (múltipla escolha) de conhecimentos básicos e específicos, na de conhecimentos básicos questões de disciplinas como língua portuguesa, noções de informática, atualidades, matemática e ética no serviço público caíram na prova. Já na de conhecimentos específicos as disciplinas eram de direito constitucional, direito administrativo, legislação do setor de meio ambiente (Ibama), noções de administração, orçamento, finanças e contabilidade pública, gestão de pessoas e arquivologia.

Estas vagas foram distribuídas nas capitais Belém, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória. A maior quantidade de vagas era para a capital federal com 140 vagas, logo após vinha o Pará com 22 vagas, e 18 vagas para o Mato Grosso do Sul.

Os candidatos que forem aprovados vão ser destinado para unidades descentralizadas, como superintendências, unidades avançadas, gerências executivas e centros especializados do Ibama, além da administração central do órgão. Quem for aprovado, vai ter lotação e exercícios que serão definidos pelo Instituto.

Quando entrarem em exercício, os aprovados vão participar de um Curso de Ambientação, para que sejam identificados, nivelados e dominados os conhecimentos para que o cargos sejam desempenhados.