Publicado em: terça-feira, 28/02/2012

Concurso do Tribunal do RS tem vagas para formados em direito; inscrições abrem no dia 12 de março

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) divulgou um edital com abertura de concurso público, com a oferta de 60 vagas para o cargo de Juiz de Direito Substituto. A remuneração do cargo é de R$ 17.581, 75.

O edital informa que são necessários os seguintes requisitos para a posse dos cargos: ser brasileiro, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, possui CPF, não apresentar antecedentes criminais, possui título de bacharel de direito devidamente registrado e haver exercido atividade jurídica por pelo menos três anos. 5% das vagas serão reservadas a pessoas com deficiência.

As inscrições

As inscrições para o cargo de juiz substituto precisam ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, entre os dias 12 de março a 10 de abril de 2012.

A avaliação dos candidatos contará com diversas etapas: prova objetiva, abordando questões de língua portuguesa, direito civil, direito processual civil, direito do consumidor, direito da criança e do adolescente, direito penal, direito processual penal, direito constitucional, direito eleitoral, direito empresarial, direito tributário, direito ambiental e direito administrativo.

Em seguida, vem a etapa constituída por duas provas escritas, discursivas e prática de sentença. Depois disso, acontece a inscrição definitiva, seguida pela sindicância da vida pregressa e investigação social, prova oral, prova de títulos e curso ministrado pela Corregedoria-Geral da Justiça.

A prova objetiva acontecerá em Porto Alegre. O dia, local e horário ainda serão divulgados aos candidatos. O concurso terá validade de dois anos, prorrogável por igual período.