Publicado em: terça-feira, 30/08/2011

Concurso do IBGE aberto com 4.250 vagas para empregos temporários

Estão abertas as inscrições do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o processo seletivo que prevê a contratação temporária de 4.250 agentes de pesquisa e mapeamento em todo o Brasil. São reservadas ainda 235 vagas para pessoas com necessidades especiais. Para aqueles que desejam se inscrever para o concurso devem entrar no site da Consulplan, empresa responsável pela organização, às 23h59 do dia 19 de setembro e devem também pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 20.

Os agentes que forem selecionados pelo concurso serão contratados no máximo por dois anos e serão responsáveis por visitar as residências e estabelecimentos comerciais para a coleta de dados de pesquisa e também de natureza estatística, além de outras atribuições que estão listadas no edital do concurso correspondente. Para poderem participar do processo seletivo o candidato precisa ter o nível médio completo.

Os candidatos que forem contratados receberam o salário de R$ 850, além do auxílio-alimentação, auxílio-transporte, férias e também o 13° salário. A jornada de trabalho para os aprovados será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. E os serviços devem ser prestados durante os dois próximos anos.

O processo seletivo para o concurso do IBGE será composto por uma prova objetiva com 60 questões contendo: 10 perguntas de conhecimentos gerais, 15 de língua portuguesa, 15 de geografia, 10 de raciocínio lógico e 10 de noções de informática. A prova acontece dia 30 de outubro nos municípios designados como pólos do processo, elas devem acontecer das 13h às 17h.