Publicado em: quarta-feira, 13/03/2013

Conclave 2013 elege novo Papa hoje

Conclave 2013O momento histórico da decisão dos 115 cardeais na sala secreta foi divulgada hoje, dia 13 de março, às 15 horas, no horário de Brasília. Neste horário saiu a tão esperada fumaça branca na chaminé da capela Sistina, que representa o sinal positivo, de que a Igreja Católica já tem um novo papa. O anuncio do nome da pessoa escolhida acontece daqui a uma hora.

Além da fumaça, outro sinal de que o novo pontífice foi escolhido foram o badalar dos sinos da Basílica de São Pedro, além do anuncio em latim, ‘Habemus Papa’. Para que tudo isso ocorresse, pelo menos 77 dos 115 cardeais reunidos deveriam votar no mesmo nome.

Haviam cinco brasileiros votando: dom Raymundo Damasceno Assis; dom Odilo Scherer; dom Geraldo Majella Agnelo; dom Cláudio Hummes e dom João Braz de Aviz, 64.

A expectativa é grande no Brasil, pois um dos nomes mais cotados para ocupar a posição mais alta da Igreja Católica é do cardeal dom Odilo Pedro Scherer, um brasileiro. Além dele, o italiano Angelo Scola também está sendo cogitado para a posição.

A renúncia

Bento XVI anunciou a renúncia de seu cargo no dia 11 de fevereiro em um discurso feito em latim durante um encontro de cardeais no Vaticano. Ainda não se sabe ao certo os verdadeiros motivos que fizeram o papa renunciar ao cargo, mas em seu discurso ele alegou a fragilidade de sua saúde o impedia de cumprir seus compromissos com rigor.

Por outro lado, o Vaticano admite que as pressões, disputa interna de poder e escândalos de pedofilia relacionados aos padres fizeram com que Bento XVI tomasse a decisão.

No dia 28 de fevereiro o papa Bento XVI fez seu discurso de despedida aos fieis. Esta foi a primeira vez na era moderna que um papa renuncia o pontificado.