Publicado em: segunda-feira, 22/08/2011

Comunidade Tumbira da Amazônia quer Google Street View para atrair turistas

O blog oficial do Google publicou nesta quarta-feira (17) as primeiras imagens oficiais feitas na Amazônia pelo trabalho do projeto Google Street View, o qual permite conhecer lugares de todas as regiões do mundo pela internet. Junto com as fotos, o texto publicado comenta como logo os internautas vão poder ver a biodiversidade da região e “passear” pelo Rio Negro, um dos principais pontos a ser retratado pelas imagens do Google.

Entre as diversas vantagens que o projeto Amazon Street View, nome dado para representar a região brasileira na internet, está o caso de comunidades como a de Tumbira, localizada na Reserva Florestal do Rio Negro, que a partir de agora terá um pouco mais de atenção voltada para si. Enquanto atualmente a Vila vive praticamente no anonimato dentro do Brasil, a expectativa é que passe a ser conhecida pelas imagens divulgadas pela equipe do Google.

De acordo com a moradora de Tumbira, Nadia Garrido, que passou todos os seus 34 anos como residente, da Vila, “nós vivemos quase no isolamento completo e agora vamos ficar expostos para mundo. Acho que isso vai ser muito bom para nós porque nossa comunidade tem coisa muito boa a oferecer.”

Uma característica que difere Tumbira das grandes cidades que vem sendo retratadas pelo Google Street View é que os seus moradores não se importam com o fato de terem suas casas divulgadas na internet. Vivem aproximadamente 18 famílias na comunidades e todos autorizaram que as casas fossem fotografadas por fora. Quando acontece de aparecer o rosto de alguém nas fotos, a imagem é borrada para não permitir a identificação pessoal.