Publicado em: sábado, 25/05/2013

Computadores estão cada vez mais presentes nas casas de alunos

Computadores estão cada vez mais presentes nas casas de alunosDe acordo com pesquisa realizada pelo TIC, Tecnologias de Informação e Comunicação, um total de 62% de estudantes de escolas públicas no Brasil, possuem computador em suas próprias casas. A pesquisa foi divulgada através do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Esta escala está crescente desde o ano de 2010, quando houve esta mesma pesquisa pela primeira vez, o resultado era de 54% dos alunos com computadores em casa. Em 2011 este número era 56% dos estudantes.

Para este levantamento, foram usadas informações de 856 escolas públicas e também particulares. Elas foram escolhidas através do Censo Escolar de 2011. Para realização houve a participação de educadores das matérias português e matemática, estudantes que frequentam o ensino médio e fundamental, e, também seus coordenadores pedagógicos e até diretores das escolas.

A pesquisa também levantou que houve um avanço numérico também em acessos à internet através de dispositivos móveis, como celulares de alunos de escolas municipais e estaduais, representando um aumento de 14% se comparado a 2011, chegando a 44% do total de alunos entrevistados em escolas públicas e no ensino privado este número de acessos é de 54% dos alunos.

O acesso para os professores

Computador e internet na casa de professores é quase unanimidade, representando 96% de presença nas casas de educadores além de usarem para desenvolver suas atribuições e ter contato informal com outros professores.

O objetivo desta pesquisa é atingir políticas públicas no sentido de implantação e incorporação de tecnologias digitais nas escolas.

Em infraestrutura o meio ambiente escolar precisam ter mais computadores, inclusive em salas de aula segundo professores, e eles devem ser portáteis como o resto dos materiais lúdicos usados em aula. Assim como o acesso livre a internet. Para eles o uso do equipamento deve ser além da gestão escolar.