Publicado em: segunda-feira, 28/11/2011

Compras online crescem durante Black Friday

O comércio online norte-americano anunciou um bom começo de temporada de final de ano com as vendas. De acordo com a empresa de pesquisa comScore, os gastos com o comércio virtual cresceram 26% depois do chamado Black Friday, dia seguinte ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, quando todas as lojas entraram em promoção. Segundo os dados publicados pela empresa, foram obtidos US$ 816 milhões somente na sexta-feira, sendo que na mesma data do ano passado foram arrecadados US$ 648.

Além desse dado referente às lojas online, a empresa que reúne dados de lojas individuais e shoppings, ShopperTrak, anunciou aumento de 7% das vendas pelo varejo. Esta instituição faz o rastreamento do comércio das lojas individuais e dos centros conhecidos como shoppings. Com relação a esse mercado, a quantia conquistada foi de US$ 11,4 bilhões, o que mostra que as lojas físicas ainda superam o comércio online.

O presidente da comScore, Gian Fulgoni, afirmou em uma declaração que a data foi importante para o comércio eletrônico, por mais que a abertura em horário mais cedo das lojas físicas pudessem prejudicar as compras online. “É claro que as promoções pesadas tiveram um impacto positivo nos dois canais de venda,” declarou Fulgoni.

Em comparação ao ano anterior, a comScore chegou à conclusão que as vendas aumentaram em 18%, o que comprava que a data é importante para o comércio online. Somente em visitas foi constatado que 50 milhões de norte-americanos acessaram os sites durante a Black Friday. Os mais visitados foram Amazon.com, seguido por Walmart, Best Buy, Target e Apple.