Publicado em: terça-feira, 22/11/2011

Compradores de imóveis tem assumidos perfil mais exigente

O perfil do mercado de imóveis tem mudado, tanto dos compradores quanto das unidades compradas. Imóveis com um dormitório está alcançando o topo da preferência de compradores solteiros ou de casais sem filhos. O presidente do Sindicato da Habitação-SP (Secovi), Joaõ Crestana, comenta como esse público tem estado cada vez mais exigente.

“Esses consumidores ‘antenados’ e contestadores analisam os investimentos, comparam preços e usam as redes sociais para trocar informações. Priorizam a individualidade e têm visão urbanística particular”. Ele acredita que esse procura por imóveis tem acontecido devido a mudança na sociedade aliada à mobilização econômica registrada nos últimos anos.

Outra mudança no perfil identificada por Crestana é o fato de que os solteiros e casais sem filhos são mais dedicados à carreira e formação profissional. Esse seria o fator determinante na diferença desse perfil imobiliário. “O interesse imobiliário desses jovens vai de estúdios compactos sem divisórias até os ‘sala e quarto’ e se alçam aos sofisticados lofts de 100 metros quadrados e duas vagas”, conta.

Crestana também aponta que agora o critério para definir determinado imóvel não é mais apenas o fator preço. “Uns exigem preços acessíveis e dispensam equipamentos comunitários, fator preponderante para a redução da taxa condominial. Outros procuram condomínios adjacentes ao metrô e a corredores de ônibus e valorizam as funcionalidades, como lavanderia coletiva”, encerra.