terça-feira, abril 23, 2024
HomeTecnologiaCompanhia de telefonia desenvolve aplicativo equivalente ao antigo siga-me, que ainda permite...

Companhia de telefonia desenvolve aplicativo equivalente ao antigo siga-me, que ainda permite fazer ligações

Companhia de telefonia desenvolve aplicativo equivalente ao antigo siga-me, que ainda permite fazer ligaçõesA operadora GVT realizou o lançamento de um aplicativo para smartphones e tablets que permite ao usuário atender ligações redirecionadas de um telefone fixo, e até mesmo realizar chamadas pelo número fixo a partir dos cadgets. Chamado de “GVT Freedom” o app ainda possibilita a utilização do serviço de telefonia fixa mesmo quando o usuário não estiver dentro do Brasil.

Esta é a primeira aplicação do gênero na América Latina, e está disponível apenas pra os clientes GVT. Outras cinco teles ao redor do mundo, apenas, disponibilizam o serviço, a maioria na Europa: Orange (França e Reino Unido), British Telecom (Reino Unido), TeliaSonera (Suécia), T-Mobile (Alemanha) e Cincinnati Bell (EUA).

O aplicativo só tem funcionamento assegurado graças à infraestrutura de rede da operadora, que trabalha com sistema de fibra óptica que converte os sinais de voz em dados IP (protocolo de internet), permitindo assim a transferência deles pela rede. Antes do lançamento, 450 funcionários da companhia realizaram testes cotidianos com o software.

Este tipo de tecnologia não é novidade, e se assemelha à utilizada pelos famosos aplicativos Skype e Viber. Porém, estes sistemas permitem apenas chamadas para aparelhos que tenham versões instaladas, ou exige a compra de créditos especiais para realizar ligações. Já no Freedom, os telefonemas realizados por meio do app são descontados diretamente no plano de minutos da telefonia fixa.

Já para receber chamadas, tanto aplicativo oferecido pela GVT quanto o telefone tocam simultaneamente, e a ligação fica restrita ao primeiro que a atender.

Próximo passo

O programa surge para compensar a decadência já comprovada da telefonia fixa perante a ascensão cada vez maior dos sistemas móveis. Segundo a companhia, a expectativa é aproveitar a rede de fibra óptica para, em um futuro breve, liberar videochamadas pelo GVT Freedom. Porém, não há prazo estimado para a liberação da nova funcionalidade.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias