Publicado em: terça-feira, 08/11/2011

Comissão do Senado aprova texto-base do Código Florestal

Mesmo com o protesto dos estudantes e pequenos produtores, o texto-base do projeto de reforma do Código Florestal foi aprovado numa reunião conjunta da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.

Algumas questões do texto ainda serão analisadas, numa reunião na quarta feira. A única a votar contra o texto-base foi a senadora Marinor Brito (PSOL-PA). O relator do texto, senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) afirmou que a proposta pretendia conciliar preservação e produção.

“Um projeto de incentivo à recuperação florestal que vai fazer com que o Brasil possa dobrar a produção agrícola para garantir sua missão de supridor de alimentos”, afirmou Silveira. Entre as mudanças estão a criação de um inventário nacional das árvores do país e regras de regulamentação que beneficiem o agricultor.

O texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania ainda precisará passar por outra comissão antes de ir ao plenário da Casa – a Comissão de Meio Ambiente (CMA). Depois de ser aprovado, o projeto ainda volta para análise da Câmara.