Publicado em: quinta-feira, 15/03/2012

Comissão da Câmara quer explicações sobre nova política do Google

A Comissão de Defesa do Consumidor irá realizar uma audiência pública, que ainda não possui uma data definida, em que irá discutir as novas normas de privacidade adotadas pelo Google e que começaram a funcionar no dia 1º de março. Além disso, de acordo com a Agência Câmara, a audiência também irá discutir sobre os efeitos destas novas regras na vida dos usuários dos serviços da empresa.

A nova política de privacidade da gigante de buscas uniu diversos termos de serviços e os produtos que oferece aos seus usuários, sendo que mais de 60 conjuntos de normais foram transformados em somente um texto. Com base na nova política, o Google pode relacionar todas as informações fornecidas pelos usuários nos mais diferentes serviços oferecidos pela empresa.

Notificação do Ministério da Justiça

O Google já havia sido notificado na semana passada pelo Ministério da Justiça, através do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), com relação às alterações de privacidade. O site de buscas terá de dar detalhes sobre as mudanças realizadas e na utilização das informações pessoais informadas pelos usuários em seus cadastros nos serviços.

A iniciativa para se discutir a nova política de privacidade do Google na Câmara foi apresentada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Ele afirma que, de acordo com os especialistas na área, o “Google, pretende, na verdade, é obter o máximo de informações para repassar aos seus anunciantes, gerando maior lucro com base na exploração das preferências de cada pessoa, ao acessar a internet”.