Publicado em: sexta-feira, 14/10/2011

Comissão apresenta novo plano de combate a crise na Europa

Nesta quarta-feira (12), a Comissão Europeia anunciou um novo plano que tem como objetivo estabelecer a confiança dos mercados econômicos mundiais para a União Europeia e a zona do Euro. A apresentação foi feita pelo presidente do órgão, o português José Manuel Durão Barroso.

O presidente comentou que o parlamento europeu está com urgência em realizar a recapitalizarão dos bancos que existem na zona do euro e aproveito para fender que os fundos de resgate sejam utilizados somente em caso de “último recurso”.

A nota apresenta, comenta que a medida “visa romper o círculo vicioso criado pelas dúvidas quanto à sustentabilidade da dívida pública, à estabilidade do sistema bancário e às perspectivas de crescimento da União Europeia”.

A Comissão ainda comentou que ja identificou as novas ações e propostas interdependentes que pertente atuar em conjunto para conseguir combater a crise da zona do euro o quanto antes. “Este roteiro nos mostra o caminho para a Europa poder sair da crise econômica. As respostas reativas e fragmentadas aos diferentes aspectos da crise já não são suficientes. A confiança pode ser restabelecida se aplicarmos de imediato todos os elementos necessários para ultrapassar a crise”, comentou Barroso.

No próximo dia 23, o Conselho Europeu precisa concordar com as medidas apontadas pelo órgão. “Só assim conseguiremos convencer os nossos cidadãos, os nossos parceiros a nível mundial e os mercados de que dispomos das soluções para os desafios com que todas as economias se deparam”, garantiu Barroso.