sábado, abril 20, 2024
HomeEconomiaComeça prazo para envio do IR e Receita espera 150 mil declarações...

Começa prazo para envio do IR e Receita espera 150 mil declarações ainda hoje

A Receita Federal estima que a quantidade de declarações do Imposto de Renda (Pessoa Física) entregue no primeiro dia seja maior do que em 2011, quando foram entregues 153.974. O prazo começou hoje (1) às 8h e se encerra no dia 30 de abril. Durante os dois meses a Receita espera receber 25 milhões de declarações, um número também um pouco maior que de 2011, quando foram recebidas 24,37 milhões.

O principal motivo que leva a Receita Federal a acreditar que será uma quantidade maior de declarações enviadas no primeiro dia é que este ano o programa de preenchimento foi liberado com uma semana de antecedência do início do prazo para envio. O programa foi colocado na internet na última sexta-feira e até segunda-feira, aproximadamente 1,5 milhões de pessoas já tinham feito o download.

Segundo o supervisor nacional de Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, outro motivo que leva os contribuintes a enviarem a declaração nos primeiros dias é que aqueles que têm imposto a restituir também podem receber a restituição mais cedo. Adir afirmou ainda que a Receita espera um número maior para hoje, mas não tem idéia da quantidade porque foi a primeira vez que o programa ficou disponível uma semana antes.

Embora os contribuintes tenham dois meses para fazer a declaração e o programa tenha sido disponibilizado antes, Adir ressalta que esses fatores não devem alterar o comportamento do brasileiro, que tende a enviar a declaração sempre nos últimos dias. Este ano, o prazo é 30 de abril e a multa para aqueles que perderem o prazo é de, no mínimo, R$ 165,74. Adir aconselha a não deixar para os últimos dias porque o sistema pode ficar sobrecarregado, embora a Receita tenha se comprometido a trabalhar para evitar o congestionamento no envio das declarações.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias