Publicado em: terça-feira, 18/03/2014

Combinação de resultados elimina o Corinthians no Paulistão

Combinação de resultados elimina o Corinthians no PaulistãoNa tarde deste domingo, uma combinação de resultados eliminou o Corinthians precocemente do Campeonato Paulista de 2014. Mesmo com uma rodada para o término da fase de grupos, o Timão não tem mais chances matemáticas de alcançar o Ituano, que, com a vitória sobre o São Paulo, abriu quatro pontos de vantagem, na segunda posição do Grupo B.

Jogos

Em Penápolis, o Corinthians partiu em busca da vitória que poderia mantê-lo na disputa pela vaga, independente de qualquer outro resultado. Contudo, apesar dos esforços, a equipe não conseguiu tirar o zero do marcador. A equipe de Penápolis já entrou em campo classificada, com alguma chance matemática de ficar na liderança do grupo, o que não é mais possível agora.

O Corinthians dependia do resultado da partida entre São Paulo e Ituano, mas também precisava fazer a sua parte. Curiosamente, era a Penapolense quem parecia estar em busca da classificação. Na reta final da partida, apesar de alguma tentativa de pressão alvinegra, foi o time da casa quem esteve mais próximo de abrir o placar.

No lado do São Paulo, a partida foi marcada pela chuva intensa no Morumbi, que fez com que a partida chegasse a ser paralisada. O tricolor sofreu um gol aos 13 minutos da etapa inicial, quando ainda não chovia. Embora tenha jogado com menos disposição do que de costume, o São Paulo chegou a criar boas chances de gol, principalmente com Osvaldo. O placar, entretanto, permaneceu inalterado.

Insinuações

Após o término das partidas e a confirmação da eliminação do Corinthians, o técnico Mano Menezes insinuou que o São Paulo teria entregado o jogo. No elenco do Timão, Romarinho foi o mais exaltado, afirmando com todas as letras que o rival havia entregado o jogo no Morumbi, mesmo sem saber de detalhes da partida.

Curiosamente, se tivesse vencido a própria partida, o Corinthians chegaria aos 23 pontos, o que o manteria vivo na rodada final da fase de grupos, quando enfrentará o Atlético de Sorocaba, lanterna do Grupo A. O Ituano, por sua vez, seria obrigado a vencer a Penapolense, jogando em Itu.

Classificados

A 14ª rodada do Paulistão ainda não foi encerrada, restando uma partida por grupo. Até o momento, das oito vagas disponíveis para as quartas de final da competição, seis já estão definidas: no Grupo A, se classificaram São Paulo e Penapolense. O tricolor já é líder do grupo, independente dos resultados da última rodada.

No Grupo B, apesar de ser pouco provável, o Audax ainda tem chances de superar o Ituano. O Botafogo de Ribeirão Preto, por sua vez, está classificado para a próxima fase. O Grupo C também está definido, com Santos e Ponte Preta confirmados nas quartas de final (o Santos tem a liderança, independente da última rodada). Por fim, no Grupo D, o Rio Claro ainda tem chances de classificação, embora o Bragantino dependa de apenas um empate contra o Paulista para se classificar. O Palmeiras é líder absoluto do grupo, com 35 pontos conquistados.