Publicado em: terça-feira, 14/02/2012

Com presença de Dilma, Graça Foster assume Petrobras

A executiva Graça Foster assumiu, na tarde desta segunda-feira (13), a presidência da maior empresa brasileira, a Petrobras, acompanhada da Presidente da República, Dilma Rousseff. A ex-diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça está na empresa há mais de trinta anos e foi indicada por Dilma para assumir o lugar de José Sergio Gabrielli, que seguirá carreira política sob o apadrinhamento do governador baiano Jacques Wagner.

O nome de Graça foi aprovado no dia 9 de fevereiro em reunião do conselho de administração da Petrobras. Junto com ela, foram nomeados José Miranda Formigli Filho para a diretoria de Exploração e Produção e José Alcides Santoro Martins para a diretoria de Gás e Energia, substituindo Graça. A posse da nova diretoria ocorre na terça-feira (14) em cerimônia interna na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

A executiva, que será a primeira mulher a comandar a estatal, afirmou que dará continuidade à gestão anterior para cumprir os planos de negócios de 2012 a 2015 com metas claras. Ao 58 anos, Maria das Graças Foster figura no quadro da empresa há 32 anos. Até 2015, ela terá a responsabilidade de investir o um montante de US$ 224 bilhões – sendo que US$ 127 bilhões apenas para explorar as reservas de pré-sal.