sexta-feira, abril 26, 2024
HomeSaúdeCom o tempo a capacidade de absorção dos nutrientes no corpo diminui,...

Com o tempo a capacidade de absorção dos nutrientes no corpo diminui, trazendo problemas à saúde

Com o tempo a capacidade de absorção dos nutrientes no corpo diminui, trazendo problemas à saúdeCom a correria do dia a dia, as pessoas fazem refeições rápidas e práticas que acabam deixando a desejar nos nutrientes necessários para o corpo. Sem perceber, a dieta pode não ter as substancias que o copo precisa, o que pode resultar em problemas de saúde, explicou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e também a nutricionista Maria Gandini, ao programa Bem Estar, na última terça-feira (20).

O grande problema da falta de nutrientes é que ela pode demorar a demonstrar os sintomas, principalmente por acontecer em silencio, sem dar indícios. Por exemplo, esse déficit pode prejudicar os ossos com a falta do cálcio, o aprendizado por conta da anemia de ferro e até mesmo a formação de músculos por falta de proteínas. Já nos idosos, a situação muda e é preciso tomar um maior cuidado em relação à isso, porque conforme o tempo passa e a idade vai avançando, o intestino também envelhece junto com a pessoa, o que resulta em uma perda muscular, como também a redução da capacidade de absorção de alguns nutrientes que são essenciais para o corpo, e isso acontece por conta de uma diminuição das vilosidades e das enzimas do intestino, explica o cirurgião Fábio Atui. Isso acontece frequentemente nos idosos, porque eles não têm hábitos alimentares bons, levando até mesmo a desnutrição.

Cuidado redobrado

De acordo com a nutricionista Elaine Moreira, a refeição dos idosos precisa sempre estar completa e ser recheada de proteínas principalmente, porque auxiliam na formação de massa muscular, que os previne das consequências obtidas por quedas e fraturas. Essa absorção de nutrientes, não se dá somente pelo envelhecimento, pode acontecer também por outros tipos de problemas ou por quem faz a cirurgia bariátrica. O cirurgião ressalta que, a redução de peso repentina e sem motivo precisa de maior atenção porque pode indicar problemas mais sérios.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias