quinta-feira, abril 18, 2024
HomeEducaçãoCom nota 5 no Ideb, Brasil supera meta de 2011 na educação...

Com nota 5 no Ideb, Brasil supera meta de 2011 na educação básica

Com nota 5 no Ideb, Brasil supera meta de 2011 na educação básicaOntem foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) os números da última avaliação feita no país com o objetivo de medir a qualidade da educação. Desde 2005, o sistema de ensino brasileiro é avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Desta vez, se tal índice fosse resultado de uma prova, poderíamos dizer que o país ficou “na média”. Esse foi o resultado dos dados de 2011 em todo o país. Em uma escala de 0 a 10, a média é 5 para o ensino básico. Esse resultado está acima da própria média proposta pelo governo para o período que era de 4,6 pontos. Esse é um número ainda acima do obtido em 2009.

Taxa de aprovação e desempenho na Prova Brasil compõe o índice

O Ideb é um índice que tem como base a taxa de aprovação e desempenho dos alunos na Prova Brasil. Esta é uma prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para todos os alunos de dois em dois anos. Tendo como base essas duas variáveis são criadas notas para cada escola pública no país, dividindo entre ensino médio e fundamental. Assim também são geradas notas para as cidades e os estados. A partir da nota, cada estado ou prefeitura cria metas para atingir nos dois anos seguintes para depois passar por uma nova avaliação.

Ensino fundamental tem nota com crescimento mais lento

Diferente da nota 5 recebida pelo ensino básico das escolas, no caso do ensino médio o crescimento é mais lento. De 2009 para 2011 o crescimento foi de 0,1 passando de 4 para 4,1. No caso do ensino médio a situação é mais grave, pois a média de 3,7 foi atingida, mas nove estados tiveram piora no desempenho em relação a 2009.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias