Publicado em: segunda-feira, 24/03/2014

Com Metallica no palco, fãs vibram com rock pesado até debaixo d’água em São Paulo

Com Metallica no palco, fãs vibram com rock pesado até debaixo d’água em São PauloSob a chuva que caiu em São Paulo neste fim de semana, 65 mil pessoas esgotaram os ingressos e agitaram ao som de Metallica no Estádio do Morumbi no último sábado (22). E foi o próprio público quem definiu o repertório do concerto, que marcou a única apresentação brasileira da turnê “Metallica by request”. O show durou mais de duas horas de rock intenso e molhado, especialmente porque o vento mandava a água direto para o palco.

Isso não esfriou a banda, que interagiu bastante com o público. E esta interação foi apresentada em telões antes do início do show, quando um vídeo mostrou depoimentos da banda durante o planejamento da turnê e mensagens que foram postadas por fãs na internet. A iniciativa parece ser uma tentativa de apagar a briga com o Napster, em 2000.

A participação dos fãs não ficou restrita ao meio virtual. Algumas pessoas foram chamadas ao palco para anunciar as músicas do show. O Metallica parece estar cada vez mais ambientado ao público brasileiro, já que esta foi a quarta apresentação deles por aqui nos últimos cinco anos, incluindo duas edições do Rock in Rio.

Os fãs ainda tiveram participação ativa na produção do evento, tendo escolhido as 18 músicas da setlist, sendo 17 em votação na internet e uma durante a apresentação, por SMS. Esta última era uma entre três que foram bem votadas, mas ficaram de fora da lista de 17 músicas previstas. A escolhida foi “The day that never comes”, que venceu “The memory remains” e “Ride the lightning”. Pela internet, as campeãs de votos foram “Master of puppets”, “One” e “Enter sandman”.

Chuva muda roteiro

A chuva só atrapalhou na hora dos efeitos pirotécnicos já tradicionais da clássica “Fuel”, que não foram utilizados. Em outro momento, o papel com a lista de músicas ficou completamente ilegível, e a banda precisou de outra versão, rapidamente providenciada pela produção.

Já a novidade da noite ficou por conta da nova música “The lords of summer”, que foi prometida pela própria banda. Apesar de ter sido considerada ainda meio confusa e com muitas variações durante os oito minutos em que foi executada, essa parece ser uma prévia de um grande sucesso, e demonstra que a banda não parou no tempo.