Publicado em: segunda-feira, 20/01/2014

Com duas chaves, Gauchão 2014 começa a ser disputado neste sábado

Gauchão 2014 começa a ser disputado neste sábadoAo contrário do ano passado, quando havia dois turnos, o Campeonato Gaúcho 2014 será disputado em turno único, com 16 equipes divididas em dois grupos com oito times cada. Os quatro melhores de cada chave se classificarão para as quartas de final. A competição terá início neste final de semana, com oito partidas.

Atual tricampeão estadual, o Internacional começa a sua campanha no Gauchão 2014 neste sábado (18), às 17 horas, diante do São Luiz, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, em jogo que contará com a escalação da equipe Sub-23, treinada pelo ex-goleiro Clemer, comandante da equipe profissional no último Campeonato Brasileiro. O destaque do Colorado é o goleiro Alisson, que chegou a ser titular em alguns jogos do Brasileirão. No mesmo horário, o Esportivo encara o Pelotas, em Veranópolis.

Outro favorito ao título, o Grêmio estreia no Gauchão neste domingo (19), às 17 horas, diante do São José-PA, no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre. Este será o primeiro teste da equipe sob o comando de Enderson Moreira, que não utilizará os titulares até a quarta rodada. Pouco depois, às 18 horas, o tradicional Brasil de Pelotas encara o Cruzeiro-RS, enquanto o Lajeadense pega o Passo Fundo.
À noite, às 19 horas, o Veranópolis recebe o Caxias, no Estádio Antônio David Farina. Já o Aimoré vai enfrentar o Novo Hamburgo. No Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Juventude entra em campo para enfrentar o São Paulo-RS, a partir das 19h30.
Dupla Gre-Nal domina a história de títulos do Campeonato Gaúcho
Os arqui-rivais Internacional e Grêmio são os maiores vencedores da história do Gauchão. O Colorado foi campeão estadual 42 vezes em sua história, enquanto o Tricolor conquistou o título em 36 oportunidades.
Dentre as equipes que estão na Primeira Divisão, foram campeões estaduais: Juventude, Caxias, Brasil de Pelotas, Cruzeiro e São Paulo, todos uma vez cada.