Publicado em: segunda-feira, 02/04/2012

Com desaceleração do mercado, volta a procura por imóveis usados

Os dados nacionais mostram que o mercado imobiliário passa por desaceleração. Em função disso, as empresas estão deixando de lado os lançamentos e aumentando os investimentos no segmento de usados para manter a rentabilidade. Isso acaba por alterar a dinâmica das empresas que sempre deram mais visibilidade para o setor de imóveis novos. Desde meados de 2011 as empresas têm passado por esse processo de mudar o foco para aumentar a rentabilidade já que caiu a procura por imóveis novos. Esse movimento, segundo as estimativas, deve se manter por pelo menos metade deste ano.

De acordo com a Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci) no Brasil, embora aumente o número de imóveis novos, isso não deve chegar perto do movimento do setor em 2010. Este ano estima-se que haja no máximo 4% de aumento nas vendas. Esse é um cenário muito diferente de 2010, quando o principal lucro das imobiliárias e construtoras era referente aos imóveis novos que invadiram o mercado.

Empresas mudam o foco para adquirir mais lucratividade em 2012

Segundo Basilio Jafet, presidente da Fiabci no Brasil, esse movimento contrário aos anos anteriores é positivo, pois o setor de usados estava parado e era necessária uma maior liquidez. Dessa forma, este ano haverá um aumento da procura por esse segmento estabilizando o mercado de novos e usados. As empresas que foram criadas apenas para atender o segmento de novos, passaram a dedicar mais tempo aos usados. Exemplos de empresas que fizeram essa ampliação foram a Brasil Brokers e a Lopes.

A Lopes teve, somente em 2011, mais de 20% da receita anual vinda do setor de usados. Em função desse número resolveu avançar nesse segmento e estima a aquisição de mais imóveis usados este ano. Segundo Marcello Leone, presidente financeiro da Lopes, esse balanço indica que o grande mercado de 2012 será de usados e que as empresas precisam readequar os trabalhos para ter a oportunidade de lucrar com essas vendas.