Publicado em: terça-feira, 17/04/2012

CNJ lança sistema para acesso de processos em trâmite via internet

Na sexta-feira (13), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) começou a oferecer um sistema em que torna mais fácil o acesso aos processos em trâmite nos tribunais do país, assim como os dados disponíveis em cartório.

Ter acesso a este tipo de informação só poderia ser possível através do site relacionado a cada tribunal. Caso contrário, a pessoa deveria ir até o cartório para retirar o que precisava. Pelo sistema lançado pelo CNJ o processo se torna muito mais fácil, sendo que qualquer um pode acessar as ações judiciais que precisa, ou o andamento de um processo do lugar que estiver e acessando um único portal.

Padronização

Através desta padronização, encontrar os processos se tornou muito mais fácil. Os que tiverem interesse só precisam acessar o site do Conselho Nacional de Justiça que irão encontrar um link. Neste local é possível encontrar ações federais e estaduais, além de processos de divórcio, certidão criminal e registro de imóveis. Somente os processos sigilosos não podem ser acessados.

Sete estados brasileiros e mais o Distrito Federal serão os que irão colocar as informações inicialmente. Isso equivale a mais de 30 milhões de processos. O objetivo é de que até 2014 todos os estados do país tenham colocado seus dados no sistema. A princípio os processos serão colocados de maneira gradual conforme os tribunais e cartórios forem aderindo.