Publicado em: quinta-feira, 16/02/2012

Clima e energia serão discutidos em Vancouver a partir de hoje

Temas como revolução agrícola e aquecimento global serão abordados a partir de hoje na conferência Anual da Associação Americana para a Promoção da Ciência (AAAS), que acontece em Vancouver ( no Canadá). Este é considerado o maior fórum científico mundial e deverá contar com cerca de 8 mil pesquisadores de mais de 60 países. A edição de 2012 inicia hoje e se estende até 20 de fevereiro.

O objetivo da reunião é chamar a atenção do público, dos políticos e dos próprios pesquisadores para questões científicas que vem atingindo a sociedade. O tema do Fórum de 2012, anunciado pela presidente da AAAS, Nina Fedoroff, é “o desenvolvimento de uma sociedade global e humana que esteja sempre pautada no saber”. Nina Fedoroff é geneticista, bióloga e professora na Universidade da Pensilvânia.

Fórum conta com apresentação de trabalhos e mais de 150 simpósios

Os temas específicos da programação do Fórum são: produção alimentar, fontes de energia, água e cooperação internacional. A organização do evento deve contar com cerca de 150 simpósios e apresentações de trabalhos. As palestras vão discutir desde a exploração de gás natural e petróleo pela América do Norte até o processo de fotossíntese através de folhas artificiais.

Os pesquisadores que participam do Fórum devem ainda tratar de temas como os riscos causados pelas mudanças climáticas ao sistema alimentar mundial, a escassez de alimentos em determinadas partes do mundo, a elevação dos preços da comida e a cultura transgênica. Há pesquisas também que exploram a produção de carne em laboratório com o objetivo de reduzir o impacto da criação de animais.

Outra área de destaque no congresso é a medicina. Serão apresentados trabalhos sobre fatores genéticos e ambientais que têm impacto no autismo e questões relativas à obesidade. Pesquisadores do National Institutes of Health (NIH) apresentam um trabalho sobre a criação de um modelo matemático que prevê o ganho ou perda de peso de acordo com a alimentação diária e a quantidade de atividade física.