Publicado em: quarta-feira, 07/11/2012

Clientes de planos de saúde devem receber cartão do SUS em breve

Clientes de planos de saúde devem receber cartão do SUS em breveNesta terça-feira (6) as operadoras de planos de saúde de todo o Brasil começaram a realizar o envio dos cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) para cada um dos seus clientes.

Esta medida pretenderá fazer com que convênios façam o pagamento para o governo caso uma pessoa que tem atendimento privado realize exames, marque consultas, faça cirurgias ou retire remédios no órgão da rede pública.

Em 2011, foram repassados R$ 82,8 milhões ao SUS pelas operadoras, valor que é aproximadamente 5,5 vezes superior do que o gasto no ano de 2010, quando houve a transferência de R$ 15,42 milhões. O ministro da saúde, Alexandre Padilha informa que portando o Cartão Nacional de Saúde (CNS), vai ser possível que sejam identificados de maneira melhor os usuários e que sejam aumentados ainda mais os ressarcimentos.

Esta emissão de cartões do SUS ocorrerá de maneira gradativa, e o cadastro de cada um dos clientes nas 1.586 operadoras do país deverá terminar em sete meses. Até isto ocorrer, os planos poderão analisar se os clientes têm registros dentro do SUS, para fazer mudanças e pedir outros cartões. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a responsável por cobrar os planos, e o valor do ressarcimento terá destino para Fundo Nacional de Saúde.

Hoje, o país tem aproximadamente 48 milhões de usuários com planos de saúde. No mês de maio, 31 milhões fizeram o CNS, que tem validade em todo o Brasil. Agora é necessário que sejam cadastrados mais 17 milhões de usuários, que vão precisar informar o número do seu cartão antes de realizar atendimentos pelo SUS.

Este cadastro tem importância para pessoas com plano de saúde particular, pois, em casos de urgência, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fazem o encaminhamento dos pacientes para um hospital estatal.