Publicado em: quinta-feira, 22/08/2013

Claude Debussy recebe doodle em homenagem ao seu aniversário

Claude Debussy recebe homenagem

Claude Debussy recebe doodle em homenagem aos 151 anos


Claude Debussy recebe doodle em homenagem ao seu aniversário
Durante todo o dia de hoje, quinta feira, 22 de agosto, o usuário do maior motor de buscas da internet, o Google, vai ter uma agradável surpresa em sua página inicial. Um novo doodle, desta vez animado, realiza mais uma homenagem, hoje, para uma personalidade da música. A comemoração é pelo 151º aniversário do compositor e músico francês Claude Debussy. O compositor nasceu em Saint Germain, Paris, no dia 22 de agosto de 1862. Na época, a música do francês era considerada inovadora, sendo ainda reconhecida como um tipo de fenômeno, que conseguiu catalisar diversos movimentos musicais não só na França, mas também em outros países.

O doodle de hoje apresenta uma das principais obras de Claude Debussy sendo tocada, enquanto a animação mostra como um passeio pelas ruas à noite em Paris. As luzes do fundo da imagem também estão em movimento, ascendendo conforme o movimento realizado pelo piano na música. Heitor Villa-Lobos está entre um dos compositores que foi influenciado pela obra e trabalho de Debussy, assim como Béla Bartók e Manuel de Falla.

A vocação do francês para a área da música foi revelado por Mme Fauté de Fleurville, quem o esteve preparando para entrar no Conservatório, em que foi admitido já no ano de 1873. Mais de dez anos depois disso foi quando ele recebeu o Grande Prêmio de Roma de Composição. Anos mais tarde, ele viajou então para Moscou, com quem foi a protetora de Tchaikovsky, Mme Von Meck. Foi neste período que ele passou a se interessar pela obra do compositor quase desconhecido à época, Mussorgsky.

Em 1887, depois de ter passado um tempo em Roma, Claude Debussy retorna à Paris e passa a ter contato com a vanguarda artística e literária do país de origem. No ano seguinte, quando escuta Tristão e Isolda, de Wagner, Debussy fica profundamente impressionado com a composição. Sua vida amorosa começa também durante este período, quando conhece Gabrielle Dupont e vive com ela por quase dez anos, mas os chamados da vida boêmia acabam afastando Debussy da amada.

Anos mais tarde, Claude Debussy descobriu um câncer, mas mesmo muito debilitado, continuou trabalhando com coragem. Foi em 1914, com a Primeira Guerra Mundial, que ele perdeu completamente o interesse pela música. O compositor morreu em março de 1918, durante um bombardeio alemão em Paris.

O que são os Doodles do Google

O Google faz estas homenagens em datas que representem importância para a humanidade, customizando o seu logo em sua página principal de seu site de pesquisas. O primeiro doodle criado foi em 1998, sobre um festival de contracultura, o Burning Man, que a empresa estava participando também e que acontece nos Estados Unidos anualmente.

Esta ação obteve um resultado positivo tão legal que a equipe de designers do Google adotou como criação de logotipos especiais para eventos também especiais.

Desde então, foram criados mais de 700 doodles do Google pelo mundo.

Doodle de hoje: Claude Debussy homenageado

Os doodles são criados pelo Google para homenagear datas e pessoas importantes para o mundo. Entre essas datas estão invenções e aniversários de celebridades da política, cultura e outras áreas.

O site costuma homenagear datas comemorativas importantes para a humanidade e também personalidades ligadas à cultura, ciência, tecnologia e política. O primeiro doodle surgiu em 1998, e tinha um logotipo que indicava que seus criadores estavam participando de um festival de contracultura que ocorre nos Estados Unidos. Com o sucesso das logos, foi necessário a criação de uma equipe destinada a desenvolver unicamente o designer para datas comemorativas. No total já foram criados 700 doodles para todo o mundo e 300 para os Estado Unidos.