Publicado em: quinta-feira, 13/09/2012

Clara Schumann é homenageada pelo Google

Clara SchumannQuem abre o site do Google nesta quinta-feira, dia 13, se depara com um doodle em homenagem à compositora e pianista Clara Schumann, que completa 193 anos. Na imagem ela aparece diante de um piano, com diversas crianças ao seu redor.

Clara Schumann

Clara Schumann

Clara Schumann nasceu na cidade de Leipzig, na Saxônia, no dia 13 de setembro de 1819, sendo filha de um casal de músicos, e aprendeu a tocar piano ainda quando era criança, tendo aulas bastante rígidas de música com seu pai. Ainda com 13 anos, ela começou a mostrar que seria uma grande musicista, fazendo apresentações por toda a Europa. Com 14 anos de idade, Clara começou a preparar a composição de seu primeiro concerto, que foi apresentado pela primeira vez, dois anos depois, quando foi regido pelo maestro Felix Mendelssohn.

Quando era adolescente, Clara Schumann também se relacionou com Robert Schumann, que foi aluno de seu pai e eles acabaram se casando e seguindo com a carreira musical em parceria. Ela compunha as músicas e ele as executava. Os dois trabalhavam em colaboração, mas Clara teve que interromper sua carreira por alguns períodos, para poder cuidar dos filhos pequenos do casal.

Além disso, Clara, também abdicou do próprio sucesso algumas vezes, para que o marido pudesse usar. Com o tempo e o convívio do casamento, os dois acabaram detectando algumas diferenças, já que ela gostava de fazer turnês de apresentações, enquanto o marido Robert não gostava e preferia ficar e tocar no silencio, pois isso lhe trazia mais tranquilidade.

O casamento acabou sofrendo mais abalos quando Robert passou a sofrer com crises nervosas e foi internado num manicômio. Assim, Clara acabou ficando responsável sozinha pela criação dos filhos e para conseguir o sustentar a família, passou a dar aulas de piano. A situação parecia difícil, mas Clara conseguiu conciliar as aulas com a dedicação a música e assim a sua carreira foi retomada. Ela conheceu Johannes Brahms nesta faze da vida e os dois se tornaram amigos e um passou a colaborar na carreira do outro. Clara morreu no dia 20 de maio de 1896 em Frankfurt.

Confira as obras e o Trabalho de Clara Schumann