Publicado em: quarta-feira, 23/05/2012

Cinzas de ator e astronauta são levadas para o espaço

Para um astronauta, não há lugar onde ele se sinta mais em casa do que o espaço. Por passar boa parte da vida se dedicando a trabalhando nesta região, nada mais justo do que, após sua morte, possa continuar habitando por lá. Nesta terça-feira (22), o foguete Falcon 9 levou para o espaço uma carga especial.

Além da cápsula Dragon, que estava sendo levada para a Estação Espacial, o foguete também estava carregando as cinzas do astronauta veterano Gordon Cooper. As cinzas do ator James Doohan, que interpretou o Scotty na série Jornada nas Estrelas, também foi levada.

Doohan e Cooper

James Doohan ficou internacionalmente famoso pelo papel do engenheiro Montgomery Scott, o Scotty. Gordon Cooper, conhecido como “Gordo”, estava presente na primeira equipe de astronautas escolhida pela Nasa para o projeto Mercury, realizado em 1959. Cooper foi o primeiro a dormir no espaço e o último astronauta a fazer, sozinho, uma missão.

As cinzas estavam em uma cápsula e em um segundo estágio da espaçonave. Cinzas de mais 300 pessoas também foram levadas. Entre elas estavam as de Bob Shrake, engenheiro que passou parte de sua vida criando controles para naves da Nasa. Levar as cinzas para o espaço custa aproximadamente três mil dólares.