Publicado em: sábado, 16/06/2012

Cineasta Giuseppe Bertolucci morre aos 65 anos

O roteirista e cineasta italiano, Giuseppe Bertolucci, faleceu em Diso, na Itália, aos 65 anos de idade. Ele era irmão do também diretor Bernardo Bertolucci. A informação sobre o falecimento do cineasta, que morreu depois de um período doente, foi dada por sua viúva, Lucilla Albano, e seu irmão, Bernardo, neste sábado (16).

Entre os trabalhos mais famosos de Bertolucci como diretor, estão “I Cammelli”, de 1988, e “Berlinguer ti Voglio Bene”, e 1977. Esta teve como protagonista Roberto Benigni, que fez colaborações em outras obras, como “Effetti Personali”, de 1983, e “Tuttobenigni”, de 1983.

Giuseppe Bertolucci

O diretor e cineasta nasceu no dia 27 de fevereiro de 1947 na cidade de Parma. Ele era filho do poeta Attilio Bertolucci, um dos maiores nomes da literatura contemporânea da Itália. Ele começou seus trabalhos no mundo do cinema ajudando seu irmão mais velho Bernardo no filme “Strategia do Ragno”, de 1970. Os irmãos fizeram vários trabalhos juntos, como “1900”, de 1976, que tinha no elenco Donald Sutherland, Robert De Niro, Burt Lancaster e Gérard Dépardieu.

Como diretor, Giuseppe Bertolucci fez o “Troppo Solle”, de 1994, que contou com a interpretação da atriz italiana Sabina Guzzanti. Cinco anos mais tarde, ele dirigiu “Dolce Rumore Della Vita”, que tinha no elenco Francesca Neri interpretando Sofia. Bertolucci dirirgiu também “Segni Particolari – Appunti Per un Film sull’Emilia Romagna”, de 2003, e o documentário “Pasolini Prossimo Nostro”, de 2006.