Publicado em: quarta-feira, 19/08/2009

Cineasta é internado em estado grave na capital paulista

O cineasta Anselmo Duarte, 89, está internado desde a madrugada desta terça-feira (18) no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, em São Paulo, capital. De acordo com o comunicado da família, ele já havia sido levado ao hospital na noite de domingo (16) por causa anemia aguda, provocada pela perda de sangue na urina.

Ele foi internado apresentando um quadro grave de insuficiência renal, isquemia do miocárdio e anemia causada por infecção urinária. Duarte está em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva, respirando espontaneamente e com sinais vitais estáveis.

Apesar de apresentar um quadro de saúde grave, o cineasta brasileiro responde, de acordo com o hospital, satisfatoriamente ao tratamento. A previsão é que o diretor seja em breve transferido para o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas.

Anselmo Duarte Bento, natural da cidade de Salto, interior de São Paulo, ganhou em 1962 a Palma de Ouro em Cannes por causa de seu longa-metragem “Pagador de Promessas”. O cineasta ainda concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro com a mesma produção.