sexta-feira, abril 26, 2024
HomeSaúdeCigarro causa alterações na voz, mulheres são as mais afetadas

Cigarro causa alterações na voz, mulheres são as mais afetadas

Cigarro causa alterações na voz, mulheres são as mais afetadasNessa segunda-feira (7), a cardiologista Jaqueline Issa explicou em um programa de televisão que, o cigarro pode ser responsável por causar alterações na voz, principalmente nas mulheres, que podem ter picos na voz, como adquirindo um tom mais grave e totalmente diferente do seu tom natural. Isso acontece em decorrência de uma inflamação crônica nas cordas vocais por meio do fumo, é uma espécie de edema ou acúmulo de muco, que vai engrossando a voz e a deixando mais rouca, o que acaba sendo mais perceptível na mulher.

Há casos em que é necessário drenar esse edema já que as cordas vocais não funcionam mais e a pessoa fica sem falar. Por esse motivo, a médica aconselha que é preciso voltar a atenção se caso essa rouquidão surgir, porque pode ser também um sinal de câncer na laringe. Por mais que não pareça, a doença é comum e representa cerca de 25% dos tumores malignos que atingem essa área e 2% de todos os outros tipos malignos.

Problemas mais sérios

Fora o câncer de laringe, o cigarro pode ocasionar no risco de câncer na boca e na língua, a melhor forma de evitar o problema é o que talvez seja o mais difícil para a maioria da população: parar de fumar. É dessa forma que o endocrinologista Alfredo Halpern recomenda. A cardiologista afirma que, em apenas um dia sem fumar, já é possível perceber os benefícios na saúde.

Ela completa dizendo que, é preciso prestar atenção em outros sintomas de problemas na garganta, como dor, dificuldade para engolir ou respirar e sensação de caroço na região. Os médicos acreditam que o cigarro é o grande causador da tireoide, desencadeando hipotireoidismo e levando ao ganho de peso, principalmente na região abdominal. Mulheres com idade superior a 50 anos, tem 3 a 4 vezes de chances a mais de contrair o hipotireoidismo do que o restante da população.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias