sábado, abril 27, 2024
HomeTecnologiaCientistas norte-americanos testam lente que permite ver informações de computadores

Cientistas norte-americanos testam lente que permite ver informações de computadores

Pesquisa divulgada pela Universidade de Washington mostra que logo deve ser possível usar lentes de contato que permitam enxergar informações como se fossem reproduzidas diretamente pelos olhos. Com isso, idéias projetadas por filmes de ficção, como ‘Exterminador do Futuro’, parecem estar cada vez mais próximas da realidade. Até o momento, porém, a chamada lente computadorizada ainda não passou da fase de ser apenas um projeto.

Caso esse experimento saia do papel, as pessoas que estiverem usando as lentes vão poder ver textos, notícias e informações sobre o ambiente exibidas na sua frente, sem que exista a necessidade de usar dispositivos com telas, como smartphones, tablets ou computadores. Os primeiros testes foram feitos em coelhos, mas os pesquisadores garantem que nenhum procedimento apresentava riscos à saúde dos animais. Nesse primeiro momento, o ponto luminoso era projetado por um único LED, mas os pesquisadores perceberam que poderiam ir à frente com o projeto.

De acordo com Babak Parviz, engenheiro e professor da Universidade de Washington, “nós temos um display rudimentar com apenas um ponto. Se você tivesse vários pontos, talvez pudesse criar setas, para indicar direções às pessoas”. Para garantir a visualização de informações sem uma interface, a lente contará com um circuito eletrônico e uma antena que absorve energia pela conexão wireless.

O trabalho foi divulgado na publicação científica do ‘Journal of Micromechanics and Microengineering’. A aplicação nos coelhos é a primeira demonstração que é possível usar o dispositivo em seres vivos. A intenção agora é continuar com o desenvolvimento do projeto até concluírem se é viável em humanos ou não.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias