sábado, abril 27, 2024
HomeBrasilCientistas inventam instrumentos de materiais recicláveis

Cientistas inventam instrumentos de materiais recicláveis

Cientistas inventam instrumentos de materiais recicláveisSabe aquelas soluções de última hora, como prego no chinelo de dedo e clips para pendurar alguma coisa? São esses improvisos que serviram de inspiração para muitos engenheiros do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) pensarem em soluções simples para situações do dia a dia. O MIT é uma das mais respeitadas instituições de tecnologia do mundo. É líder em pesquisas de tecnologia, ciência e outros campos de ciências humanas.

Um dos mestres dessa universidade, que forma os grandes cientistas e inovadores, tem um laboratório especifico para inventar nada mais do que gambiarras! José Gómez-Márquez procura soluções que sejam de baixo custo, principalmente para a área da medicina, conseguindo atender pessoas de renda mensal baixa.

Em suas gambiarras, o professor conseguir elaborar um controlador de remédios antituberculose com um filtro de café. Coisa simples para quem consegue fazer um inalador com a bomba de uma bicicleta. Segundo o professor, cerca de 90% de todos os equipamentos que os países da América Latina usam em seus hospitais, são os equipamentos doados dos países mais ricos. E 80% desses equipamentos de segunda mão param de funcionar em seis meses de uso. O interessante de toda a pesquisa e confecção dos materiais feitos com produtos recicláveis, é que qualquer um poderá fazer. Não fica restrito aos “gênios” do MIT.

O professor ainda é responsável por um projeto voltado a Inovações em Saúde Internacional, que conta com 12 laboratórios espalhados pelo mundo. Alguns instrumentos médicos já estão em uso, no Nicarágua, por exemplo. Além de receber o protótipo, o profissional da saúde recebe uma caixa com todo o equipamento para ser montado antes do uso. Assim fica fácil montar vários outros equipamentos a partir do “modelo gambiarra”.

Além do professor Márquez, o médico mexicano Paulino Vacas Jacques, formado em Harvard também está no projeto. Ele acredita que muito mais do que sofisticar gambiarras, o trabalho possibilita simplificar e baratear a medicina em lugares mais pobres e de difícil acesso.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias