sexta-feira, abril 26, 2024
HomeMundoCientistas encontram marcas de corrente de água em Marte

Cientistas encontram marcas de corrente de água em Marte

Pesquisa suíça-americana realizada em parceria com a NASA mostra conclusão do estudo que encontrou evidências da possibilidade de ter existido água líquida em Marte. Os resultados foram publicados na revista Science e as imagens obtidas para analisar os resquícios da suposta água foram obtidas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Com as imagens é possível identificas as manchas escuras que se prolongam por alguns metros de altura, as quais seriam as marcas da água que passou por ali.

A sonda responsável pelo reconhecimento das imagens é usada especificamente para encontrar água no planeta. O local onde as manchas foram encontradas é onde os raios de Sol conseguem bater durante a estação do verão. Ao mesmo tempo, as manchas desaparecem quando chega o inverno em Marte. Quando as manchas passam por algum obstáculo, foram identificadas divisões e fusões entre elas. De acordo com os pesquisadores, as informações obtidas dão a entender que as manchas foram formadas por lama descongelada.

De acordo com o geólogo e autor principal do estudo, Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, “a melhor explicação para isso até agora é um fluxo de água salgada, embora este estudo não prove isso. Este pode ser primeiro fluxo de água.” Além disso, o pesquisador explica que as imagens aparecem enquanto a temperatura está muito baixa para que a água fica líquida.

O fato de talvez terem encontrado água significa que existe um ambiente propício para a vida em Marte. Na Terra, foram identificados seres vivos em praticamente todos os níveis de umidade. Agora, os pesquisadores querem tentar identificar micróbios na superfície congelada de Marte.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias