Publicado em: sexta-feira, 16/03/2012

Ciência Sem Fronteira lança editais para bolsas de graduação em 7 países

O programa Ciência sem Fronteiras divulgou os novos editais para sete destinos: Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. As inscrições para as bolsas ofertadas para os respectivos países acontecem até o dia 30 de abril.

O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, que mantém as bolsas por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Estas chamadas contam com o apoio do G8 Universities; LatinoAustralia; Conseil Interuniversitaire de la Communauté Française de Belgique (CIUF); De Vlaamse Interuniversitaire Raad (VLIR); Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (CALDO); Canadian Bureau for International Education (CBIE); Korea Foundation for the Promotion of Private School (KFPP); universidades da Coreia do Sul; Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha; Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic); e Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

O Programa

O programa Ciência sem Fronteiras objetiva oferecer nas áreas prioritárias a formação de profissionais altamente qualificados, nas melhores instituições de pesquisa no exterior, com a pretensão de alcançar uma internacionalização da ciência e tecnologia do Brasil, além de estimular estudos e pesquisas nacionais no exterior.

Entre os requisitos necessários para participar está a exigência de o candidato estar cursando nível superior nas áreas do programa, ser brasileiro e cursado pelo menos 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso. Também é preciso ficar atento aos testes de proficiência exigidos nos países.