Publicado em: terça-feira, 25/10/2011

Cidades se prepararam para Campanha Nacional de Combate ao AVC

No próximo dia 29 será comemorado o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), que é chamado de derrame. A campanha mundial surgiu de uma ideia da Organização Mundial de AVC, que busca estimular os profissionais da área da saúde a sociedade para pedirem melhores condições para o atendimento deste doença.

Dessa forma, a Sociedade de Doenças Cerebrovasculares, a Associação Brasileira AVC e a ONG Rede Brasil AVC estão lançando a Campanha nacional e Combate ao Acidente Vascular Cerebral. O tema criado para a campanha é: Uma em cada seis pessoas terá um AVC em sua vida – esta pessoa pode ser você!”. A campanha vai acontecer simuladamente com a mundial e já está sendo organizada por mais de 50 cidades brasileiras.

Segundo a Organização mundial de AVC, a cada seis segundos uma pessoa, seja qual foi o seu sexo ou idade, morre em decorrência do derrame. No Brasil, a campanha busca orientas as pessoas sobre como prevenir a doença e bem como quais são os fatores de risco e os tipos de tratamentos oferecidos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN), no Brasil, uma pessoa é vítima de AVC a cada cinco minutos. A estimativa é que por ano sejam 100 mil mortes por conta da doença. “Boa parte das mortes poderia ter sido evitada com a prevenção e se houvesse maior organização dos hospitais para o tratamento desta emergência médica”, comenta a presidente da rede Brasil de AVC, a neurologista Sheila Martins.