Publicado em: sexta-feira, 06/01/2012

Cidades fluminenses prejudicas por chuvas vão receber remédios

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (5) que está enviando cerca de quatro toneladas de remédios a todos os moradores dos municípios do Rio de Janeiro que foram fortemente atingidos pelas chuvas na última semana. cada kit foi preparado para conseguir atender 30 mil pessoas no período de um mês. Devem ser enviados analgésicos, antitérmicos, antiinflamatórios, antiparasitário e anti-hipertensivos e também luvas, mascas, seringas, catetes, esparadrapos e ataduras.

“O Ministério da Saúde se preparou para oferecer todo o apoio para os Estados e gestores municipais em regiões afetadas por situações de desastres. Além disso, estamos prontos para oferecer o que for necessário para que a população do Rio de Janeiro e outros estados continuem contando com todos os serviços do SUS (Serviço Único de Saúde) em seus municípios”, disse o secretário-executivo adjunto do ministério, Adriano Massuda.

De acorod com Massura, os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais também devem ser monitorados e os municípios que precisam serão atendidos com o envio de medicamentos.

Foram alocados equipes da Forca Nacional do Sistema único de Saúde (SU) com profissionais para realizaram monitoramento e também prestação de serviços de saúde em postos montados nos três estados. Mais de 100 municípios brasileiros declaram estado de emergência.