sexta-feira, abril 19, 2024
HomeSaúdeCidade no Ceará tem 428 casos suspeitos de gripe suína

Cidade no Ceará tem 428 casos suspeitos de gripe suína

O município de Pedra Branca, localizado no sertão do Estado do Ceará tem 428 casos suspeitos da gripe A notificados junto a Secretaria de Saúde do Estado. os dados foram informados nesta terça-feira (28). No domingo, havia sido informado a suspeita de 281 casos na cidade.

Até agora, somente 13 casos foram confirmados em Pedra Branca. Nesta quarta-feira (30), os doentes passam por uma coleta de material que será encaminhado para avaliação no laboratório Cetra de Saúde Pública (Lacen), segundo infirmou a Secretaria de Saúde. O Ministério da Saúde enviou a média epidemiologia Líbia Souza para acompanhar e monitorar todos os casos da gripe A H1N1 na cidade e ainda aplicar diferentes planos para o controle e prevenção da gripe suína.

Para realizar o atendimento a todos os pacientes, a Secretaria infirmou que está disponível na cidade uma ambulância que conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para fazer o atendimento dos casos mais graves. “Até agora, todos os casos, no total de 428 notificados, são considerados leves e moderados, mas na possibilidade de agravamento de algum caso vamos garantir transporte sanitário e assistência em hospitais da região de maior porte ou mesmo na capital”, comentou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

A secretaria recomenda que a população da região adote as medidas preventivas e fique atenta aos sintomas que indicam a gripe. Cuidados como lavar as mãos mais vezes ao dia e fazer a higienização com álcool gel, bem como evitar o contato com pessoas que apresentam um dos sintomas são as melhores formas de evitar o contagio. Casos a pessoa apresente febre, tosse, falta de dor, dor no corpo e coriza, ele deve procurar um posto de saúde de forma imediata.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias