Publicado em: segunda-feira, 28/11/2011

Cidade do interior do Ceará tem surto de grupe suína

Os moradores da cidade de Pedra Branca, situação na região central do sertão o estado do Ceará, estão passando por um surto da gripe suína, a grupe H1N1, que tem atingido os moradores do municípios. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, neste sábado (26), foram noticiados 62 casos da doença. Até agora, 11 foram confirmados e outros 162 continuam a ser investigados.

A cidade localizada a 261 quilômetros da capital, Fortaleza, tem como principal suspeita do surto da grupe a Escola Estadual de Educação Profissional Antônio Rodrigues de Oliveira.

De acordo com a secretaria, os funcionários do hospital do município reportaram que dezenas de estudantes da escola chegaram até o local com os mesmos sintomas, dor de cabeça, dores musculas e tosse secas, sintomas da gripe suína. A suspeita é que s estudantes de Pedra Branca e que fora até uma região de corte de cana na região sudoeste do estado tenham voltado à cidade com a doença

A Secretaria tem tratado todos os casos como “surto” e informou que até agora nenhum deles ‘é grava. O remédio utilizado para o tratamento, o tamiflu, chegou até o hospital da região às 17h do sábado, sendo que os pacientes confirmados e com mais sintomas foram tratados neste domingo (27).