terça-feira, abril 23, 2024
HomeSaúdeCidade do interior de SP tem melhor saúde pública do país

Cidade do interior de SP tem melhor saúde pública do país

O sistema público de saúde da cidade de Arco-Íris, no interior do estado de São Paulo, é o melhor do país. A cidade está de 440 km da capital paulista e tem cerca de 2 mil habitantes. Este dado, anunciado pelo Ministério da Saúde, é resultado de um levantamento feito por meio do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde.

O serviço público de saúde do município teve a nota 8,38 pontos, a qual está acima da meta mínima estipulada pelo ministério, que é 7. A cidade é líder do Grupo 5, seguida por Pinhal (RS), que somou 8,22 pontos.

São Paulo também teve outras cidades com altos índices de desempenho. A segunda melhor cidade paulista é Barueri, que atingiu 8,22 pontos e faz parte do grupo 2. No grupo 1, que reúne os 29 municípios com melhor infraestrutura de atendimento, também aparece Ribeirão Preto, com 6,69 pontos, ocupando a terceira posição entre os municípios desse grupo.

Para o secretário de saúde, a cidade está orgulhosa com o título, mas sempre é preciso melhorar. Segundo ele, o principal fator que deu este título à cidade é a prioridade do município para a rede de atenção básica de saúde. Outro fator positivo que pode ter influenciado neste resultado é que a cidade tem uma estrutura completa de serviços na área, seja de vacinação ou de transplantes. Entre os pontos para melhorar estão os atendimentos para pessoas com problemas mentais e dependentes químicos.

Avaliação avalia municípios dentro de 6 grupos

Para calcular a qualidade do serviço do SUS em cada cidade, os técnicos do Ministério da Saúde dividiram os municípios em seis grupos, de acordo com a condição econômica e da estrutura disponível para a população.

O Grupo 1 reúne os 29 municípios com melhor renda e infraestrutura de atendimento. Nesta lista os primeiros colocados foram Vitória, Curitiba e Ribeirão Preto, nesta ordem. No Grupo 2 está a cidade de Barueri que lidera o ranking. Já o grupo 6, no outro extremo, é formado por cidades com pouca estrutura. A maioria dos municípios brasileiros (2.183) está nesse grupo. Fernandes Pinheiro, no Paraná, com 5.932 habitantes, obteve a melhor nota (7,76).

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias