Publicado em: quarta-feira, 29/08/2012

Ciclistas poderão usar faixa de motos aos sábados e domingos

Ciclistas poderão usar faixa de motos aos sábados e domingosOs ciclistas que vivem na cidade de São Paulo poderão usar as faixas exclusivas para o trânsito de motocicletas na Rua Vergueiro, no pedaço dela que vai passa entre o Paraíso, que fica na zona sul da capital paulista, até a região da Sé, que fica no Centro. A utilização dessas faixas, no entanto, só ficará liberada nos sábados e domingos.

De acordo com as informações dadas pela Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, a utilização da motofaixa nessa região estará liberada nas próximas semanas, quando a instalação da ciclofaixa da avenida Paulista estiver em sua segunda fase. Isso está previsto para acontecer no próximo dia 2 de setembro.

Faz muito tempo que os ciclistas pedem para utilizar as faixas que são exclusivas para o trânsito de motocicletas. Mesmo com a insistência dos ciclistas, o trecho não foi aberto para as bicicletas quando a prefeitura fez a sinalização dessas faixas, em maio de 2010.

No entanto, nos últimos dois anos, a pressão para que as bicicletas pudessem utilizar as faixas ficou cada vez maior. A Companhia de Engenharia de Tráfego esperava que 1,3 mil motocicletas utilizassem o corredor, mas o número de motociclistas utilizando a faixa ficou abaixo do que era esperado. Com isso, a prefeitura da cidade abandonou a ideia de criar outros corredores semelhantes por São Paulo e também a de proibir que motos circulassem pela avenida 23 de Maio.

Mesmo felizes em poder fazer a utilização das motofaixas, os ciclistas paulistanos ainda querem mais. Aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte querem que as motofaixas possam ser utilizadas não só nos momentos de lazer, como também no dia a dia, com o compartilhamento da faixa por motociclistas e ciclistas. Atualmente na capital paulista existem dois locais onde essa divisão entre bicicletas e motos já acontece: na Vergueiro e a avenida Sumaré que juntam somam um trecho de sete quilômetros de pista compartilhada.