Publicado em: sexta-feira, 07/06/2013

Chuvas deixam 16 mortos na Europa

Chuvas deixam 16 mortos na EuropaAs chuvas fortes que estão afetando toda a Europa já deixaram 16 mortos até a quinta-feira, dia 6. As mortes aconteceram na Alemanha, onde cinco morreram; República Tcheca (oito mortes), e na Eslováquia (uma) e Áustria (duas). A chuva está sendo registrada desde a sexta-feira, dia 31.

Nestes países, o nível dos rios subiu, o fez com que muitas regiões ficassem alagadas. A consequência foi muitas famílias desalojadas. Na Alemanha, milhares estão desabrigados. Na Polônia, os estragos foram causados por ventos e chuva forte, que resultaram em inundações.

E, enquanto em algumas regiões a situação começa a melhorar, outras ainda vivem a tensão de novas tragédias. Como é o caso da Alemanha, onde diversas áreas estão alagadas, entre elas grande área da Baviera, e agora a população começa a viver o medo de que os rios transbordem e comecem a afetar o Norte do país.

A estimativa se baseia na previsão de que os Spree, Elba e Neisse terão seu volume de água elevado significativamente neste final de semana, principalmente na região de Brandemburgo e da Baixa Saxônia, o pode significar que nos próximos dias a situação ficará crítica.

Em outros lugares, como na Baviera, como o nível de água já diminuiu bastante o trabalho agora consistem em limpar e consertar os estragos causados pelas chuvas. Milhares de voluntários ajudam nos trabalhos.

Mais de sete mil pessoas estavam sem eletricidade, gás e calefação na República Tcheca. E, aproximadamente cem localidades estão parcial ou totalmente alagadas na região de Boêmia. Em Usti nad Labem, que faz fronteira com Alemanha, os estragos foram tantos que foi decretado estado de emergência. Na madrugada de quinta-feira, o rio Elba alcançou seu nível mais crítico, com volume que chegou a 10,7 metros. Mas, a previsão é que ele suba mais ainda, podendo chegar aos 11,5 metros.

Somente nas últimas horas 11.000 pessoas ficaram desalojadas. Devido às enchentes poderem causar a proliferação de doenças o Ministério da Saúde da República Tcheca aumentou o estoque de vacinas contra icterícia do tipo A e B, além do tétano.

Na Eslováquia soldados vigiam as localidades onde transbordamentos são mais críticos vigiem as áreas mais críticas dos transbordamentos.

Na manhã de quinta-feira, o nível do rio Danúbio em Bratislava era de 10,24 metros. Com 2.857 km, ele é o segundo mais longo rio da Europa. Por isso, seu nível alto causou estragos na Áustria, Alemanha, Eslováquia e Hungria.