Publicado em: quinta-feira, 17/10/2013

Chutar alternativas durante Enem pode não ser boa escolha

Chutar alternativas durante Enem pode não ser boa escolhaA maneira de correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem deixado muito estudante confuso e literalmente com a cabeça quente. Por exemplo, você sabia que mesmo que dois alunos acertem igual número de pontos, a classificação geral de um para outro pode ser diferente? Isso é possível através de um método chamado TRI, ou seja, teoria de resposta ao item.

Este método de avaliação do Enem também é comum em outros países, determina que se teoricamente um estudante acerte questões mais complexas, também acertará as fáceis, ou seja, a TRI analisa a coerência das respostas, além da pontuação clássica de certo e errado ou mesmo múltipla escolha. Quem realiza o contrário tem peso na correção inferior, pois se subentende que houve chute.

Vale ressaltar que de acordo com o MEC quem foi comprovado que chutou e acertou a questão, não perderá pontos por isso, mas o valor será diferente. Portanto mesmo que não saiba a resposta, é melhor responder mesmo que no chute, do que deixar em branco.

As questões são elaboradas com a parceria de órgãos de educação e o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O instituto então realiza um pré-teste das questões enviadas e avalia também a relevância da questão de acordo com o atual contexto do momento. Após esta análise as perguntas são escolhidas e as demais descartadas ou reformuladas.

A teoria de TRI só não é aplicada na redação. Duas pessoas analisam o teor sem relação com um com a opinião do outro, e pontuam com notas que variam de 0 a 200. São avaliados domínio do Português; compreender sobre o tema e discorrer de forma coerente, necessário ser narração dissertativa – argumentativa; relacionar opiniões, informações e sustentar ponto de vista, entre outros aspectos. Uma informação relevante para os estudantes é de que não serão aceitas gracinhas como anteriormente, como receitas, hinos de times e coisas do gênero nas redações. Se for constatado, o aluno será despontuado.