Publicado em: quinta-feira, 31/01/2013

China tem banheiros públicos para cães

China tem banheiros públicos para cãesPode parecer inusitado, mas, os animais de estimação de quem mora no distrito de Luohu, na China, terão um lugar próprio para fazerem suas necessidades fisiológicas de forma tranqüila. Por lá, começaram a ser instalados banheiros públicos com a finalidade de melhorar a limpeza nas ruas. A intenção é instalar mais de mil toaletes para os cãezinhos até o final deste ano. Os representantes de Luohu organizaram um encontro de conscientização das pessoas a respeito da limpeza da cidade. Na ocasião, os líderes comunitários informaram a elas que darão início a construção dos banheiros públicos.

A informação foi divulgada pelo jornal “Shenzhen Special Zone Daily”. Até agora, já foram instalados 30 banheirinhos de um metro quadrado. Neste espaço, os animais podem fazer suas necessidades sem problema algum. Outras 80 unidades foram finalizadas. Isso antes mesmo de a lei de regulamentação das obras ser aprovada pelas autoridades.

A população se manifestou nas redes sociais chinesas como a Weibo. Algumas delas consideram desnecessário e até mesmo um absurdo destinar o dinheiro público para este fim. Já outros pensam que esta iniciativa é uma solução viável para tirar das ruas a grande quantidade de fezes de animais. Aqui no Brasil, o que se pede é que o dono ande com seu animalzinho munido de sacolas plásticas para remover a sujeira do cão.

No Rio de Janeiro, isso é lei. Os usuários de parques e praças são os responsáveis por remover e dar o destino das fezes de seus animais de estimação. Quem não respeita, leva multa que é revertida para o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman.