sexta-feira, abril 19, 2024
HomeMundoChina manda primeira mulher astronauta ao espaço

China manda primeira mulher astronauta ao espaço

Quebrando tabus e barreiras, a China colocou, neste sábado (16), a sua primeira mulher astronauta em órbita. Liu Yang, de 33 anos, foi acompanha por mais dois homens, e o grupo irá tentar uma difícil acoplagem espacial. Este é o mais novo, e ambicioso, desafio chinês no espaço.

O foguete, um Long March, fez sua decolagem no começo da noite no centro de lançamento de satélites de Jiuquan. Localizado no deserto de Góbi. O foguete estava carregando a nave do grupo, a Shenzhou 9. A tripulação conta com os três experientes astronautas, inclusive a piloto de caça Liu Yang.

Missão espacial chinesa

Com esta, a China faz a sua quarta missão espacial com tripulação deste o ano de 2003, quando Yang Liwei se transformou no primeiro astronauta chinês a ser mandado ao espaço. A viagem ocorre em um período em que a superpotência norte-americana diminui suas missões tripuladas em decorrência dos cortes orçamentários.

Os astronautas chineses irão tentar, nos próximos dias, uma acoplagem com o Tiangong 1 (chamado “Palácio Celestial”, que foi lançado em setembro do ano passado. Esta operação é uma das partes da missão que irá durar 13 dias e é muito importante, e fundamental, para que a China possa conseguir seu objetivo de instalar uma estação espacial até 2020.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias