Publicado em: sexta-feira, 15/06/2012

China manda primeira astronauta ao espaço

No próximo sábado (16), a China irá lançar no espaço a nave Shenzhou IX, e ela terá em sua tripulação uma novidade. A primeira mulher astronauta do país, Liu Yang, irá participar da viagem. Em uma entrevista coletiva realizada na plataforma de lançamento, em Gansu, Liu Yang disse que se sente honrada em poder representar as milhões de mulheres da China.

Ela afirmou que para ser uma astronauta teve de alcançar um alto conhecimento teórico, além de passar por duros testes, exames e treinamentos. A astronauta afirma que para superar todos os desafios e dificuldades é preciso de responsabilidade, paixão e coragem.

Liu Yang

Liu Yang se alistou no Exército de Libertação Popular no ano de 1997 e uma veterana de pilotagem. Ela possui quase 1.700 horas de voo e é responsável da subdireção de uma das unidades militares do país. Em sua viagem ao espaço, ela estará na companhia de mais dois astronautas homens. Seu porta-voz, Wu Ping, afirmou que a expectativa é de que Liu Yang melhore seu desempenho profissional com a viagem.

O porta-voz afirmou, durante a mesma coletiva, que as astronautas do sexo feminino possuem mais facilidade de ficarem sozinhas. Com esta viagem, a astronauta se torna uma das 50 mulheres a viajarem ao espaço. A russa Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a fazer a viagem, em 1963.