Publicado em: terça-feira, 10/04/2012

China corta partes do filme Titanic em 3D

O filme Titanic, que conta a história do famoso transatlântico que naufragou em sua primeira viagem, foi sucesso nos cinemas de todo mundo. Neste ano, a película ganhou uma nova versão, em 3D, e os fãs esperam ansiosamente para ver Jack e Rose novamente. A versão em 3D do filme Titanic, dirigido por James Cameron, estreou com sucesso nos cinemas chineses. Porém, muitos espectadores reclamaram das cenas que foram cortadas do longa pela censura do país.

De acordo com a agência oficial do país, Xinhua, diversas pessoas que foram até os cinemas chineses para conferirem a nova versão do longa não gostaram nenhum pouco dos cortes feitos no filme e reclamaram através da redes sociais. A maioria dos comentários a respeito da censura foi pelo corte da cena em que Rose, interpretada por Kate Winslet, posa nua para Jack, Leonardo DiCaprio, fazer seu retrato.

Primeira versão não teve cortes

Um dos espectadores, depois de assistir ao filme, disse em sua página em uma rede social que não esperou 15 anos para ver os icebergs em três dimensões. A Administração Estatal de Cinema, Rádio e Televisão é a responsável pela censura do filme e que decide o que poderá ser transmitido para os chineses. Os espectadores que criticaram a censura lembraram na internet que a primeira vez que o filme foi exibido não havia nenhum corte.

A administração, por sua vez, afirmou que pode retirar dos filmes as cenas que considerar “obscenas, violentas ou inapropriadas”. Em diversos casos, os chineses optam por assistirem aos filmes em DVD, porque estas não sofrem com a censura dos órgãos do governo do país.